segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Telescópio Hubble capta explosão demográfica em centro galáctico


Galáxia M82

Localizada a 12 milhões de anos-luz de distância na direção da Ursa Maior, a galáxia M82 se destaca não só pela sua beleza ímpar. A galáxia é pelo menos cinco vezes mais brilhante que a Via Láctea e ao longo do seu centro as jovens estrelas nascem pelo menos 10 vezes mais rápido que em nossa Galáxia.

Essa rápida taxa de crescimento resulta da própria concentração de estrelas encravadas na região central. Ali, o poderoso vento galáctico gerado a partir dessa concentração comprime de modo descomunal o gás da vizinhança, com força suficiente para a criação de novas estrelas, que por sua vez ionizam o hidrogênio circundante e geram o forte brilho central.

Em M82, as jovens estrelas estão amontoadas em pequenos aglomerados super maciços que formam pequenos pontos brilhantes na região central. Apesar de altamente energéticos, esses aglomerados não podem ser vistos a olho nu, mas são perfeitamente distinguíveis na imagem mostrada, captada pelo telescópio espacial Hubble.

Na cena, a maioria dos pontinhos brancos que se parecem com estrelas difusas são na realidade aglomerados estelares altamente maciços com cerca de 20 anos-luz de diâmetro, mas que podem conter até 1 milhão de estrelas em seu interior.

Essa rápida taxa de formação estelar que ocorre M82 é auto-limitada pela sua própria ferocidade. Quando a formação de estrelas se torna muito vigorosa, o material necessário para a criação de novas estrelas é consumido muito rapidamente. Assim, essa explosão demográfica não deverá durar por muito tempo e se extinguirá em algumas dezenas de milhões de anos.


Foto: A imagem mostrada foi feita em março de 2006 pela Câmera Grande Angular de Pesquisa Avançada a bordo do telescópio espacial Hubble. Os pesquisadores montaram seis imagens captadas com quatro filtros diferentes, que registraram a luz nos comprimentos de onda visível e infravermelho, o que permitiu detectar o intenso brilho dos filamentos ionizados do hidrogênio incandescente.

Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Telescopio_Hubble_capta_explosao_demografica_em_centro_galactico&posic=dat_20101227-112345.inc

Nenhum comentário:

Postar um comentário