quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mantenha a calma!

Por Lucio Antoniolo

De todas as qualidades de uma pessoa, a calma é a mais admirável de todas. Permanecer calmo frente às adversidades é para poucos, a maioria de nós tende a perder o controle da situação quando enfrentamos problemas.

O maior benefício da calma é que quem a possui consegue analisar melhor tudo que se passa ao redor, mesmo que tudo esteja desmoronando. Isto permite que ela perceba sutilezas que o permitem se sair melhor, tomando decisões acertadas.

Não estou aqui falando apenas das situações de perigo eminente ou das grandes decisões que precisamos tomar ao longo da vida. Me refiro, também, ao dia-a-dia, aqueles momentos de pressão e estresse que minam sua capacidade de tomar boas decisões. Nestes momentos, perder a calma e preciptar-se pode estragar o trabalho de uma vida toda.

O calmo geralmente possui outra qualidade correlata: a persistência. Quando todo mundo já perdeu a paciência e desistiu, o calmo continua tentando, porque os problemas não lhe aflingem tanto.

Não é preciso dizer que calma + paciência = maior chance de sucesso. Claro que há outros fatores para garantir o sucesso, mas certamente a pessoa calma já possui uma grande vantagem sobre os demais.

A calma ajuda nos relacionamentos, no trabalho, nos estudos e em tudo mais que possamos imaginar. Dentre as mais importantes, a saúde é a mais beneficiada. Viver com calma faz bem ao corpo e a mente.

Da próxima vez que a calma lhe começar a faltar, respire fundo, abstraia, ouça uma música agradável e concentre-se no que realmente importa; esqueça o resto.

http://www.carasqueacreditam.org/2009/04/24/mantenha-a-calma-diante-da-tempestade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário