quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O quinto compromisso



Trechos do livro O Quinto Compromisso, de Don Miguel Ruiz

“Em vez de usar palavras, talvez uma maneira melhor seja colocar você frente a frente com Deus, de modo que possa vê-lo. E se você ficar frente a frente com Ele, verá a você mesmo. Acredite ou não, mas você verá a si mesmo porque você é a manifestação de Deus. E se você pudesse enxergar o que está movendo o seu corpo, então estaria vendo o verdadeiro Deus. Olhe para sua mão. Movimente os dedos. A força que os move é aquilo que os toltecas chamam de intenção e que eu chamo de vida, infinito ou Deus.

A intenção é o único ser vivo que existe e a força que move tudo. Você não é os seus dedos. Você é a força que os move. Os dedos lhe obedecem. Você pode dar a explicação que quiser: ‘Isso é o meu cérebro, os meus nervos…’ Mas se você for em busca da verdade, saberá que a força que move os seus dedos é a mesma que faz uma flor desabrochar; que move o vento ou cria um tornado; que faz as estrelas se movimentarem através do universo; ou faz os elétrons se moverem ao redor dos átomos. Só existe um ser vivo, e você é este ser. Você é a força que se manifesta de infinitas maneiras ao longo de todos os universos.

Os Quatro Compromissos propostos por ele nada mais são do que atitudes, que se praticadas, expandem a consciência e libertam (acordam) desse sonho (pesadelo) pessoal, e consequentemente do “sonho do mundo”. São eles:

- Seja impecável com a sua palavra: fale com integridade. Diga somente o que quer dizer. Evite utilizar a palavra para falar contra si mesmo (coisas como “Estou gordo (a)”, “Sou burro (a) mesmo”, “Ninguém me entende”, “Nada dá certo para mim”, etc) ou para fazer fofoca dos outros (o que acontece ou deixa de acontecer aos outros não é problema seu, e sua vida não tem como ficar melhor ou mais feliz se você investe seu tempo e energia especulando ou comentando sobre a vida de terceiros…).

- Não leve nada para o lado pessoal: nada que os outros façam é por sua causa. O que os outros dizem e fazem é projeção de suas próprias realidades, do sonho deles. Quando você é imune à opinião e a ação dos outros, você não será vítima de sofrimentos desnecessários. E aqui o autor tem a grande sacada de não limitar o compromisso de não levar nada para o lado pessoal apenas às opiniões e ações negativas. Quando alguém te elogia ou te agrada você também não deve levar para o lado pessoal. Afinal, tudo é projeção. Tanto as coisas ruins que te dizem, como as boas.

- Não tire conclusões: encontre a coragem de fazer perguntas e de expressar o que você realmente quer. Comunique-se com os outros o mais claramente possível, de modo a evitar desentendimentos, tristeza e drama. Com somente esse compromisso, você pode transformar completamente a sua vida.

- Sempre faça o seu melhor: o seu melhor irá mudar de momento a momento; será diferente quando você está saudável e oposto quando estiver doente. Sob qualquer circunstância, simplesmente faça o seu melhor e você irá evitar o auto-julgamento, a culpa e o arrependimento.

http://inconscientecoletivo.net/category/espiritualidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário