domingo, 14 de novembro de 2010

Experiências extra-corpóreas




Até uns poucos anos atrás, chamava-se a peculiar experiência de estar fora do corpo físico de projeção astral, mas ultimamente ela tem sido chamada de experiência extracorpórea.
A viagem astral consiste, essencialmente, na projeção do corpo interior ou personalidade etérica do corpo físico, geralmente durante o sono, mas não exclusivamente. As projeções astrais acontecem na vigília e costumam ser chamadas de "deslocamentos momentâneos". Entretanto, projeções de qualquer amplitude são, quase sempre, parte da experiência onírica.
Nesse fenômeno, a pessoa adormecida viaja cobrindo distâncias diversas, desde o teto de seu quarto até o outro lado do continente, e permanece ligada ao corpo físico por um fio prateado que nem sempre lhe é visível.

Em essência, a projeção astral pode ser atingida de duas maneiras: através da projeção voluntária do eu interior para um local predeterminado ou, o que é muito mais comum, através da dissociação involuntária, durante o sono, do eu interior, que viaja então até lugares distantes. Muitos, senão todos os eventos observados ou vivenciados em estado astral, são recordados ao despertar com a mesma clareza intensa e nítida que caracteriza os verdadeiros sonhos psíquicos.

As projeções astrais se incluem entre os sonhos psíquicos porque partilham das mesmas características básicas: observação pelo sonhador de material ou situações para ele desconhecidos em estado consciente; não consideração do tempo e espaço convencionais; e capacidade de recordar as experiências, ao acordar, com impressionante clareza. São, em outro sentido, o oposto dos sonhos psíquicos e, em grau menor, dos sonhos de percepção extrasensorial. Isto porque, nestas duas últimas categorias, o material externo é comunicado ao sonhador, enquanto nos sonhos de experiências extracorpóreas o sonhador sai de seu meio ambiente físico para fazer ele mesmo a observação, recordando, ao regressar, o que viu ou vivenciou. Além disso, ha um quarto elemento ausente nos demais sonhos psíquicos: a ocasional observação do eu interior do sonhador por observadores externos, geralmente despertos.

Os habituais efeitos físicos e emocionais da projeção astral são os seguintes:
- Sensação de extremo cansaço ao despertar, mesmo que a pessoa tenha dormido durante horas;
- No final de cada projeção, sensação de queda de grande altura, de estar girando em direção ao solo, geralmente acompanhada pelo medo de cair. Isso representa apenas a reação física à "desaceleração" de vibrações, que se dá à medida que o eu interior retorna ao invólucro físico, restabelecendo a ligação com ele;
- A nítida lembrança de ter atravessado muros aparentemente sólidos ou de ter visto de cima o próprio corpo, geralmente no início da viagem. Sensações de estar flutuando para fora do corpo, primeiro devagar, elevando-se até o teto do quarto, depois ganhando velocidade, às vezes fulminante, deslocando-se rapidamente pela paisagem; observação, ao mesmo tempo, dos marcos físicos em volta e, às vezes, sensações de conforto ou desconforto devidas à temperatura, tais como calafrios, umidade ou calor. Ocasionalmente, observação de um fio prateado atrás de si, que tornava a se enrolar por ocasião do regresso;
- Ao fim da viagem ou no local de destino, observação de pessoas ou cenas, geralmente com incapacidade de estabelecer contato através da fala. Há registro de contatos visuais;
- Plena posse das faculdades de raciocínio durante o sonho.

Muitas projeções astrais tem lugar durante operações ou quando se está sob efeito de anestesia. Essas formas artificiais de dissociação parecem estimular a fuga astral, e os registros de pesquisas psíquicas estão repletos de depoimentos de pessoas que assistiram às suas próprias operações enquanto pairavam num canto do teto, acima da mesa de cirurgia.

A Sra. Marie F., de Paris, estava dando à luz a seu terceiro bebê quando teve início uma hemorragia e seu eu interior abandonou o corpo pela cabeça. Ela assistiu a tudo o que acontecia na sala de cirurgia, pairando acima da mesma. Em seguida, deixou a sala e foi visitar "outras almas", como ela mesma disse, quando então pode escolher entre ficar ou voltar para o plano terrestre.
Tendo decidido voltar, despertou na mesa de operação, conservando a lembrança de tudo o que vira no período em que permaneceu aparentemente inconsciente.


PLANETA; Redação; Sonhos Psíquicos: Sondando o Outro Lado da Vida; São Paulo,
SP; Revista; Mensário;
N.º 128-B; Maio, 1983; ilus.; Editora Três; p. 50-57.

Nenhum comentário:

Postar um comentário