sexta-feira, 23 de setembro de 2011

As bençãos do sentimento cósmico

Por Maori Mojave

As bençãos e a ajuda lhes são dadas. O amor e a força transbordam. O cerne divino está em todos vocês. O objetivo da vida é compreender isso , saber quem de fato vocês são , lembrar. Quando vocês conhecem o ser verdadeiro Eu , que é uma herança divina , vocês não precisam mais ter medo nem sofrer. A obra em que nós os orientamos ajuda , por meio de suas diversas abordagens , a transpor os obstáculos para descobrir quem vocês são.

Tudo isso são meras palavras para a maioria dos seres humanos ; só depois de terem superado certos obstáculos é que vocês poderão algum dia conhecer sua verdadeira identidade. Nós gostaríamos de analisar uma das experiências que vocês podem ter ao começar a vislumbrar essa verdadeira identidade. Queremos prepará-los para entender o sentido dessa experiência de modo que vocês não rejeitem sua magnificência tentando enquadrá-la no molde da experiência humana comum – o que haveria de destruí-la e tornar sua repetição mais difícil. O objetivo deste artigo é também ajudá-los a ter contato mais cedo com a verdadeira identidade de vocês , e a superar as dificuldades puramente mentais.

Nós gostaríamos de examinar um sentimento muito específico , raramente reconhecido porque transcende a experiência que os seres humanos comuns têm do sentimento. O sentimento a que nos referimos está além do amor. Trata-se geralmente de uma rara experiência humana , exceto para os que chegam ao completo conhecimento de si mesmos.

O sentimento a que aludimos pode ser denominado , por falta de melhor designação , de sentimento cósmico. Este não é apenas uma compreensão teórica , tampouco certo sentimento sobre o cosmo ou a criação. Trata-se de uma experiência física , mental , emocional e espiritual. Ela abrange a pessoa como um todo. Tentaremos descrever essa experiência da melhor forma possível nos limites da linguagem humana. Explicaremos os requisitos necessários para chegar a esse sentimento cósmico , as quatro chaves que o tornam possível.

O sentimento cósmico é uma experiência em que sentimento e pensamento não estão mais separados. Sentimento e pensamento estão unidos. Isso é difícil de imaginar quando nunca se passou por essa experiência ; mas alguns de vocês ocasionalmente conheceram a unidade do sentimento e do pensamento. Ela envolve uma sensação de felicidade , de compreensão da vida e de seus mistérios ; do amor que a tudo abrange ; do conhecimento de que tudo está bem e de que nada há para temer. A falta total de medo é algo que à pessoa comum é muito difícil imaginar , em parte porque vocês estão muito inconscientes de seus medos , e em parte porque lhes é tão comum conviver com eles , que não lhes ocorre que a vida poderia ser de outra forma. O amor e a alegria sem medo é uma experiência do sentimento que transcende o pequenino ser , pessoal de vocês. Essa experiência inclui tudo – e vocês sentem a unidade de tudo no Universo.

A incapacidade comum de distinguir entre o que é real e o que é falso cria notadamente a confusão e a dor sem fim. Enquanto vocês acreditam nas ilusões , comumente invertem a verdadeira ordem do Universo : crêem que o que é real não existe ; porém , saber o que é real , o que é ilusão , faz parte da experiência do sentimento cósmico. Essa experiência proporciona um grande sentimento de segurança , o conhecimento de estar de fato a salvo , o que , por sua vez , libera grande quantidade de energia sentida como felicidade em cada parte do ser.

Nesse momento , vocês sentem a tranqüilidade e a animação , a paz e o prazer como aspectos relacionados entre si , em vez de como opostos que se excluem a si mesmos , como não raro essas coisas lhes parecem. Essa unidade traz em si cada partícula do corpo , da alma e do espírito de vocês.

É desnecessário dizer que , nesse estado , não é possível que haja aborrecimento nem angústia. Tampouco se sente aquele impulso que os leva à tranqüilidade. Esta é uma expressão do ímpeto interior de procurar a senda da verdade rumo à total compreensão de si mesmo ; porém , antes que vocês o possam encontrar , esse impulso pode ser doloroso e pode fazê-los procurar temporariamente na direção errada , levando-os até mesmo para longe do que o ser mais íntimo de vocês procura. Esse impulso pode ser sutil ou declarado.

Ele tem a sua função , mas consome energia que posteriormente estará disponível para o conhecimento-sentimento abençoado da presença da Fonte Cósmica em nós. A imediatez dessa presença imponente é , a princípio , chocante. Os sentimentos bons são chocantes. Portanto , o ego deve se fortalecer o bastante e ser saudável para suportar as vibrações elevadas quando a presença interior do Eu Superior e da Fonte Cósmica emana para a pessoa exterior. Essa presença é , pois , sentida como a realidade eterna , como o estado eterno – a real identidade de vocês. No momento em que vocês se acham nesse estado , sabem do fundo do coração que sempre souberam o que ora redescobrem , ou seja , que sempre foram o que nesse momento sabem ser – que nada disso é , de fato , novo.

Vocês só se afastaram temporariamente desse estado de sentimento e conhecimento , de experiência de vida do modo como ela é. A experiência torna-se possível no momento em que vocês podem tolerar o caráter imediato da presença do seu cerne divino , da consciência dela , da sua energia , de sua realidade cintilante , de sua sabedoria penetrante , de seu amor amplo , de seu poder criador , que pertence a vocês , para que o usem do modo que julgarem apropriado.

Agora , examinaremos as quatro chaves ou pré-requisitos para que a pessoa se torne forte o bastante para suportar o poder , a sabedoria e o amor que traz em si e que estão prontos para fluir. Cada um de vocês , sem exceção – cada ser vivo no Universo – está repleto desse poder e dessa inteligência ; o que varia é o grau em que o poder e a inteligência se manifestam.

CHAVE NÚMERO UM – A compreensão da causa e do efeito pessoais : a compreensão da causa e do efeito é essencial para a compreensão de si mesmo , para a compreensão da identidade divina de vocês. É essencial simplesmente para a saúde , para a concentração e a integração equilibrada , para o funcionamento satisfatório e as experiências gratificantes. No momento em que vocês podem perceber em vocês o nível em que os conceitos , as intenções e atitudes criam as circunstâncias da vida , vocês têm a chave para criar uma vida diferente e mais desejável ; mas quando criam inconscientemente , vocês ignoram o próprio poder e se envolvem numa reação em cadeia de erros e formas de desequilíbrio. Nesse momento , vocês se encontram num estado em que constantemente tornam os outros – as pessoas , as circunstâncias , a vida como um todo – responsáveis pela sua infelicidade. Isso acarreta mais reações em cadeia. Esse estado interior – estejam ou não conscientes dele – os faz recriminar , acusar e sentir-se vítimas. Sucessivamente , vocês acham justificativas para sentir raiva , tristeza e se vingar.

A salvação só pode vir quando vocês compreendem o seu direito natural e belo de criar. Assim como criam negativamente , vocês podem criar positivamente. Assim como criam voluntariamente em função de seu pequeno ego , seguindo os ditames da vaidade , da cobiça , da preguiça e da desonestidade , vocês também são capazes de criar deixando que Deus se expresse em vocês e crie por meio da honestidade e da beleza.

Vocês são afortunados pelo fato de o progresso do trabalho com vocês mesmos os ter posto em contato com o nível de sua criação negativa. Vocês começam a ver mais claramente quais atitudes , expressões e intenções produziram as manifestações que vocês deploram e de que se queixam enquanto esperam passivamente que algum milagre aconteça de fora – ou em face de que vocês renunciaram e se adaptaram às privações e frustrações desnecessárias. Ainda há muito trabalho para ser feito por cada um de vocês na busca da sua criação negativa. Há ainda muitos aspectos da vida que vocês encobrem e não examinam com o cuidado necessário para essa descoberta.

Quando puderem ligar-se verdadeiramente ao seu nível de criação , vocês descobrirão esse alívio ; descobrirão o mundo abrindo-se inteiramente. Tornar-se-á claro para vocês que , se podem criar inconsciente , inadvertida e equivocadamente esses fatos e estados mentais palpáveis , também podem criar consciente , deliberada e intencionalmente as circunstâncias e o estado mental que desejam.

Por exemplo , se agora vocês se tornam conscientes de que não podem suportar a felicidade e o prazer total – se a correnteza é forte e impetuosa demais – vocês podem criar essa capacidade em vocês mesmos , afirmando o desejo e a intenção , dispondo-se a desistir de sua desonestidade e intenções negativas , e desejando darem o melhor de si de modo honesto. De que outro modo vocês podem descobrir o tesouro incalculável que existe em vocês mesmos ? Ao refrear esse impulso de doação interior , de abertura e de compromisso com a vida , vocês aumentam a sensação de pobreza interior , de estarem vazios e de nada terem para dar. Quem se sente vazio não pode dar coisa nenhuma. Vocês só podem sentir-se ricos e plenos quando querem dar. Quando fazem isso , criam positivamente , e aos poucos percebem que suas criações se desenvolvem. Por vezes , elas podem levar alguns anos para se manifestarem de todo , às vezes menos. Nunca estão completas. As criações positivas podem ser multiplicadas infinitamente. Ao perceber verdadeiramente a causa e o efeito da criação negativa e de suas manifestações , vocês se tornam criadores. Compreendem o direito natural de vocês à divindade.

CHAVE NÚMERO DOIS – O sentimento de todas as suas emoções : isso requer certo desenvolvimento e certa experiência , antes que a personalidade possa aceitar todos os sentimentos , usando-os de maneira construtiva. Já falamos acerca de como fazer isso , de modo que agora analisaremos o tópico apenas do modo como ele se relaciona com o sentimento cósmico.

Se a humanidade está passando por períodos de profunda infelicidade , de sentimentos conturbados , isso é porque ela criou esses períodos e só pode ir além deles passando por eles. Muitos de vocês já tiveram consciência da verdade de que , aceitando e sentindo inteiramente o sofrimento , vocês se tornam proporcionalmente capazes de conservar o prazer. Admitindo humilde e honestamente o ódio e expressando esse ódio construtivamente , ou seja , assumindo a responsabilidade por ele , a capacidade de amar se desenvolve como conseqüência natural. Sentindo voluntariamente o medo , vocês se tornam corajosos e confiantes. Isso acontece porque os sentimentos aparentemente opostos são a mesma corrente de energia , mostrando-se em freqüências e graus diferentes de condensação. A vibração muda à medida que vocês descobrem a unidade dos opostos.Quanto mais evitam um sentimento , menos vocês poderão ter a experiência do outro lado desse sentimento.

O sentimento cósmico apresenta a maior freqüência energética. Se algum outro sentimento na esfera humana comum ainda parece incontrolável , o sentimento cósmico é muito mais forte.

Enquanto vocês se esquivarem a um sentimento , ele continuará a ser uma parede , um inimigo , e vocês terão de continuar com medo dos seus próprios sentimentos. Por meio dessa dinâmica , vocês criam um duplo processo de alienação , frustrante e doloroso : o medo do próprio medo ; o sofrimento em função do próprio sofrimento ; o ódio decorrente do próprio ódio. A fissura interior em vocês aumenta até que vocês procurem algum caminho de volta.

Na existência , não há nenhum sentimento , independentemente de qual seja , que não possa ser plenamente sentido e tratado de um modo construtivo e belo. Se vocês expressarem os sentimentos mais negativos – o ódio , a crueldade , a raiva e seus subprodutos , que são a inveja , o ciúme , a ambição , a desonestidade e assim por diante – essa expressão limpa e honesta é bela. E é assim porque vocês não fingem mais ; correm o risco de ser sinceros e , dessa maneira , tornam-se belos porque expõem a feiúra.

Se vocês têm coragem e confiança no Universo ao ponto de exporem verdadeiramente uma parte negativa da consciência , e se vocês pedem orientação interior para prosseguir em seu empenho , vocês sentem a energia poderosa que faz parte desses sentimentos antes ocultos. Essa energia é absolutamente fundamental para criar a vida e expandi-la , bem como para desenvolver a consciência , para sentir alegria e prazer. O tédio , a desatenção e a falta de energia podem ser explicados por muitos fatores exteriores, porém , em última análise , essas coisas sempre são conseqüência do ato de fugir dos próprios sentimentos e de , assim , reprimir a energia vital.

Não existe nenhuma forma de sofrimento que , se for enfrentada de maneira criativa e sem idéias e projeções falsas , não há de mostrar-se um túnel através do qual vocês avançam com relativa rapidez , liberando uma energia de amor , beleza e poder. Não existe nenhuma forma de ódio tão repulsiva , nenhuma intenção tão terrível , cuja expressão honesta – em vez de ser dirigida aos outros – não acabe se tornando uma energia poderosa e não se acrescente à beleza do seu amor e do seu ambiente. Nenhum sentimento de ódio , de sofrimento e de medo é permanente ; só amor , o prazer , a segurança , a paz e a benção são condições permanentes. O ódio , o sofrimento e o medo não passam de energia congelada , de consciência desvirtuada. Toda vez que vocês se sentem relutantes quanto a exprimir o sofrimento ou a raiva , é só a desonestidade que os torna relutantes – a vontade de parecer diferente do que se é. Quando vocês superarem essa necessidade imaginária de fingir , quando puderem ser quem vocês são , não haverá nenhum sentimento que não possa ser uma fonte de energia criativa. Ser honesto inclui desafiar a crença consciente ou inconsciente de que , se vocês sofrerem , se perderão no sofrimento e haverão de sucumbir.

Pelas mesmas razões , só quando vocês aceitam e conservam sentimentos bons e comuns é que têm a capacidade de manter o fluxo do sentimento cósmico. É importante entender esse processo de evolução da natureza do sentimento ; ele explicará por que vocês tantas vezes são incapazes de se apegar a sentimentos bons. Vocês se pegam recuando de novo , logo depois de se abrirem à experiência do prazer , do amor e da bondade da vida. Vocês sabem que esse princípio existe , mais ainda assim não se valem dele o bastante , tendo em vista o seu grau ; ele indica sentimentos não reconhecidos , não aceitos e não expressos – sentimentos negativos . E se por vezes vocês têm uma súbita sensação desse sentimento cósmico e ela passa em seguida , isto é sinal de que a capacidade de amar de vocês não está tão desenvolvida quanto pode ser e será. A experiência mais forte do amor humano é apenas uma sombra amena do sentimento cósmico que abrange todas as coisas.

CHAVE NÚMERO TRÊS – O desenvolvimento da intenção positiva : vocês devem desenvolver a intenção positiva , não de um modo superficial , não para seguir determinadas normas , mas a partir do âmago do ser real de vocês , no qual vocês querem a verdade e o amor pelo bem de si mesmos , e não visando o lucro. Essa intenção deve existir no nível profundo em que vocês continuam descobrindo as intenções desonestas e negativas com respeito à vida , que são as verdadeiras causas da infelicidade. No momento em que vocês se aventuram a encarar suas intenções negativas e começam a trabalhar de fato com elas nesse nível profundo , a intenção positiva de vocês se expressa veementemente. Então , vocês sentem amor – pelo Universo , por si mesmos , pelos outros , pela criação. Ao amor que vocês sentem falta totalidade no grau em que a intenção negativa prejudica a psique. E vocês não podem ter o sentimento cósmico a não ser que sintam amor.

O compromisso com realizar um intercâmbio favorável com a vida deve ser firmado repetidas vezes , dia sim , dia não , procurando os recessos mais ocultos em que a intenção negativa ainda pode existir e então , mudando-a num ato deliberado de criação , envolvendo a expressão de intenções positivas.

De que modo vocês podem supor onde a intenção negativa está escondida ? Vocês podem fazer isso simplesmente perguntando , “ Em que aspecto eu ainda sou infeliz ? Por que eu sinto angústia ? Quais são os problemas que tenho comigo mesmo , com a vida , com os outros ? ”.

Independentemente da rapidez com que se atribua essa causa aos outros , não obstante isso , existe algo em vocês que não lhes é dado perceber. A infelicidade de vocês é um meio de conseguir o que vocês querem ; e vocês a podem usar todos os dias. Nada poderia ser mais confiável. No balanço do dia , que vocês fazem todas as noites , perguntem a si mesmos , “A minha vida é tão realizada , tão alegre e tão rica quanto eu gostaria que fosse ? “ ; então , vocês encontram a resposta , e podem se descobrir ainda mais se perguntando , “ Qual é a minha contribuição no que concerne a esse estado de coisas ? Como eu o criei ? “.

Mesmo que a vida seja de realização e felicidade , e vocês sintam que ela se torna cada vez mais rica , poderão ainda perguntar-se , “ Quais os aspectos em minha vida em que ainda me sinto apático , e em que aspectos não sinto alegria que , sei , existe de outra forma ? “ ; de fato , é muito simples fazer isso ; e quando vocês se concentram dessa forma , vêem as coisas como se elas fossem um diagrama simples que vocês puderam traçar rapidamente. Não é nenhum mistério.

CHAVE NÚMERO QUATRO – O desenvolvimento da capacidade de se ligar ao seu núcleo divino mais profundo : os outros três pontos certamente são pré-requisitos para isso. O quarto ponto não pode verdadeiramente ser usado com êxito a não ser que os outros três tenham sido postos em prática. A quarta chave diz respeito à meditação . Concentrem-se , fiquem calmos e receptivos , deixem de lado a inquietação e o ruído da mente. Partam da premissa de que existe um núcleo profundo de conhecimento , sentimento , poder e presença em vocês. Concentrem-se nele serenamente , sem o sentimento que envolve a idéia de que “ Tenho de passar por essa experiência agora “. Esperem calmamente. Aprendam a ficar descontraídos interiormente. Atentem para a sua precipitação , para seus impulsos e apegos. Observem-nos , até que os possam deter. A princípio , é possível que vocês sofram ; porém isso será uma oportunidade de entregar-se ao sofrimento sem resistência. Aprendam a grande arte de pôr-se em sintonia. Peçam a Divindade interior de vocês que os ajude nisso. Perseverem. Voltem a sua atenção e boa vontade a essa prática. Um dia , o canal haverá de se abrir. Vislumbrem a possibilidade de que existem em vocês faculdades que vocês não desenvolveram.

Existe um ouvido interior com que vocês depois ouvirão ; um olho interior com que verão ; uma força interior com que perceberão as coisas. Essas faculdades ainda estão inativas , mas podem ser despertadas. À proporção que forem aquietando os pensamentos e anulando as dúvidas , que são um ardil do ego , e à medida que forem aumentando a capacidade de discernir as artimanhas desse ego e de ficar atentos a seus movimentos interiores , repetidas vezes pedindo orientação interior , vocês despertarão e desenvolverão uma faculdade interior nova. Ela pode parecer em vários domínios entre as pessoas. Com uma , o ouvido interior de repente se abrirá e ela ouvirá Deus em si mesma. Ela saberá que não se trata de imaginação – nada pode ser mais real. Com outra , o olho interior começará a ver – talvez formas ou imagens simbólicas. Ele poderá ver num nível interior , em que visão é sinônimo de conhecimento. Poderá ver a luz da verdade e do amor. Essa visão tornar-se-á conhecimento , pois este sempre deve prosseguir para integrar a experiência na personalidade do ego consciente. Uma outra pessoa ainda poderá descobrir certa capacidade de expressar seu conhecimento interior em pensamentos ; o “conhecimento” pensa nessas pessoas , as instrui , ou talvez escreve por meio delas. Há muitas formas através das quais o conhecimento , a visão , a audição e a experiência novos vêm do âmago divino de nós.

Todos podem tirar proveito deste artigo para se situar em seu caminho , independentemente de cada pessoa poder ou não a essa altura pôr verdadeiramente em prática a teoria. Isso talvez venha com o tempo.

“Se vocês sinceramente se renderem à vontade e orientação do Criador , coisas maravilhosas irão acontecer. Deixem que elas aconteçam. Tirem proveito disso e não tenham medo de riscos e obstáculos momentâneos. Não se isolem. Sejam sempre abençoados”.

http://andromedalive.blogspot.com/2011/09/as-bencaos-do-sentimento-cosmico.html

http://navecomando.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário