quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Telescópio Hubble registra esplendor de galáxia em Perseu

Galáxia NGC 1275


Situada a 230 milhões de anos-luz da Terra, no centro do gigantesco aglomerado de galáxias de Perseu, NGC 1275 é uma das maiores e mais próximas galáxias elípticas da vizinhança da Via Láctea. O objeto foi descoberto em 14 de Fevereiro de 1863 por Heinrich Louis d'Arrest e é uma verdadeira máquina de transferência de energia.

Na cena, registrada pelo telescópio espacial Hubble entre julho e agosto de 2006, a galáxia revela uma intricada estrutura de filamentos. De aparência singela, esses filamentos são uma espécie de dutos que transportam hidrogênio no centro da galáxia. No interior desses tubos o gás é suspenso por fortes campos magnéticos.

Esse mecanismo é uma resposta ao processo que transfere a descomunal energia do buraco negro existente no interior da galáxia para o gás que circunda a vizinhança. Segundo os pesquisadores, esse transporte ocorre devido à formação de "bolhas de radiofrequência" que nascem da ionização do gás interestelar e produzem o intenso campo eletromagnético que impulsiona o gás pelos filamentos.


Foto: Galáxia NGC 1275. Crédito: NASA, ESA, and the Hubble Heritage (STScI/AURA)-ESA/Hubble Collaboration, Acknowledgment: A. Fabian (Institute of Astronomy, University of Cambridge, UK).

Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Telescopio_Hubble_registra_esplendor_de_galaxia_em_Perseu&posic=dat_20110103-104811.inc

Nenhum comentário:

Postar um comentário