sábado, 8 de janeiro de 2011

Morte em massa de pássaros

Morte em massa de pássaros atinge o segundo estado nos EUA

Cena da série de curta duração Flash Forward. A vida (ou a morte?) imita a arte.



Depois de milhares de pássaros e peixes mortos no Arkansas, outra ocorrência de mortes de pássaros em massa ocorre na Lousiana
Conhecido como pássaro-preto-da-asa-vermelha, ou melros, a aves começaram a cair mortos do céu pouco antes da meia-noite, na sexta-feira, véspera de Ano Novo, na pequena Beebe, no Estado do Arkansas.

Morte em massa de pássaros atinge o segundo estado nos EUA

Razão pela qual alguns especialistas especulam que a morte dos pássaros pode ter sido causada por uma desorientação relacionada com os fogos de artifício usados para comemorar a virada de ano.

Estamos mais inclinados à ocorrência de estresse.
Keith Stephens. Porta-voz da Comissão de Jogos e Pesca do Arkansas


A quantidade de pássaros também chama a atenção: entre dois mil e cinco mil aves. Amostras dos animais foram enviadas para análise em laborátorio.

Provavelmente há razões físicas, mas eu duvido que alguém possa confirmar o que realmente houve.
Thurman Booth. Diretor do serviço estadual de vida selvagem

"Os melros estavam voando no nível dos telhados, ao invés de estarem voando na mesma altura das copas das árvores", afirmou Karen Rowe, especialista em aves da Comissão de caça e pesca do Arkansas.

A comissão de autoridades estaduais também investigam a causa da mortande de peixes descoberta dia 30 de dezembro.

Em torno de 100 mil peixes foram achados boiando em um trecho de 30 km do rio Arkansa, perto de uma represa em Ozark, a mais de 200 km de Little Rock.

Os peixes mortos são todos de uma só espécie. Se fosse de um poluente teria afectado todos os peixes e não só os peixes-tambor.
Karen Rowe. Especialista em aves da Comissão de caça e pesca do Arkansas

Para aumentar o mistério, outra inexplicável morte em massa de pássaros ocorreu desta vez no Estado de Louisiana, vizinho ao sul de Arkansas, nesta terça-feira, dia 4. O que pode sepultar a teoria dos fogos de artifício.

Nesse incidente foram vitimados 500 pássaros no distrito de Pointe Coupee.

Em março de 2010, em Coxley, Sommerset, Inglaterra, cerca de 100 estorninhos foram encontrados mortos, espalhados pelo chão em um jardim de uma quando a moradora voltava para sua residência.

Morte em massa de pássaros atinge o segundo estado nos EUA
O céu estava chovendo estorninhos. Um dos meus vizinhos viram. Eles pareciam simplesmente cair do céu. Cerca de 70 foram mortos imediatamente. A única maneira de descrever o que parecia é que eles parecem ter tido um susto e foram petrificados.
Julie Knight. Enfermeira. Dona do jardim onde encontrou as aves caídas.

É grande a semelhança com cenas do seriado Fast Forward, onde corvos caem do céu durante uma experiência que faz com que as pessoas tenha um "flash" de um dia, dentro de poucos meses no futuro.

Morte em massa de pássaros atinge o segundo estado nos EUA
Autoridade em proteção animal exibe pássaros recolhidos em Coxley, Sommerset

Na série de TV, As pessoas perdem a consciência durante alguns segundos, enquanto estão tendo o "flash", o que inexoravelmente acaba matando pessoas que estejam em alguma situação que pode levá-las a óbito, como dirigindo, nadando, em uma mesa de cirurgia ou em voo em alguma aeronave.

Em 2007, bilhões de abelhas desapareceram nos EUA e na Europa. Esse ano, a Comissão Europeia, em Bruxelas, tenta reverter a tendência de redução desses insetos tomando várias medidas, como o aumento da verba destinada aos programas apícolas nacionais ou a interdição de pesticidas nocivos para as abelhas.

Morte em massa de pássaros atinge o segundo estado nos EUA

Sendo as abelhas um dos principais polinizadores de plantas, o declínio de sua população é bastante preocupante. Além disso, ainda não se determinou a causa ou a combinação de fatores que levaram à redução dos enxames.

As causas do desaparecimento das abelhas ainda não são claras. É possível que esta perda se deva a causas múltiplas: à mudança climática, à poluição, as doenças ou outros factores que contribuem para esta perda.
Pierangelo Benorio. Especialista da Comissão Europeia

Mas é bem provável que todas essas mortes tenham uma causa comum: a ação inconsequente do homem no frágil equilíbrio ambiental.

Nave Mãe alfineta: OU NÃO!

Fonte: Paper Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário