domingo, 9 de janeiro de 2011

Ensinamentos de Budha


“Os tempos são
De paz suprema,
Também de transformação
Dos ciclos.
Os homens fazem guerra
Mas é tempo de paz.


Meditemos envoltos em paz
Abandonando
as dúvidas
E contradições.
Deixemos os pecados
Rezando de mãos vazias.


Em paz, sem a guerra,
As ignorâncias
E inconsistências
Caem.


Levantemo-nos
Entre o fogo
Da devoção divina,
Sentindo o pulsar
Da eternidade.”


Os ensinamentos de Budha são de paz e amor supremos, e indicam o sagrado caminho do meio.

O ensinamento de Budha baseia-se na descoberta de que todo sofrimento humano está relacionado com a dor causada pelos ciclos imensos de nascimentos e mortes. É possível anular-se esse ciclo de nascimentos e escapar aos sofrimentos da vida mundana quando o homem anular em si próprio toda influência que o ego e a mente exercem sobre ele.

A primeira causa do sofrimento nasce do desejo de coisas transitórias; a segunda causa consiste na falta de domínio que o homem tem de si mesmo; e a terceira causa é a ignorância que ele tem de sua própria essência.

Mas há um caminho que conduz à serenidade, ao autoconhecimento e à perfeita paz. Ele caracteriza-se pela extinção da sensação de individualidade no homem, que acredita possuir uma personalidade, um ego, uma mente.

Há quatro meios para se adquirir domínio sobre si mesmo:


1. Impedir que surjam más qualidades.
2. Despojar-se das más qualidades já surgidas.
3. Produzir a bondade que ainda não existe.
4. Buscar com sinceridade a Verdade Suprema
e perseverar em sua busca.

Dominar-se a si mesmo é dominar o ego e a mente. A mente é precursora de todas as atividades e percepções. É o mais forte de todos os poderes sensórios. A mente é por si só impura, volúvel, rápida, voa para onde quer, difícil de ser vigiada e controlada por quem se deixa dominar por suas criações ilusórias e que dá à própria mente uma existência real. É por isso que se é invadido por sofrimentos.

O homem deve abrir os olhos, despertar e ver as coisas como elas realmente são. Aquele que está desperto não mais temerá os pesadelos. Aquele que descobre que realmente não é o ego, abandona todas as cobiças, desejos e egoísmos.

Feliz é aquele que venceu todo egoísmo, que alcançou a paz e encontrou a Verdade em si mesmo e que se tornou a própria Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário