sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vontade X Desejo


Nas últimas semanas, venho me observando e tentando identificar quando um querer vem do Ego ou do meu Eu Superior.
Para facilitar o reconhecimento e entendimento mental, resolvi “dar nomes aos bois”.


VONTADE:
O querer que não tem um porquê, lógica ou objetivo determinado.
Vem do Ser para que seja executada ou evitada uma tarefa. É sem expectativas ou causa.
Pode-se dizer que a vontade se assimila a uma solicitação.


DESEJO:

O querer que tem um porquê, lógica ou objetivo determinado.
Quer suprir uma determinada necessidade ou prazer e busca alguma recompensa ou reconhecimento.

Usando desse artifício, comecei a perceber quando estou fazendo algo realmente altruístico e quando estou apenas suprindo necessidades do meu Ego.
Isso facilita a tomada de decisões na hora de realizar uma ação e estreita o contato do meu Eu Superior com minhas outras consciências.

Posso por exemplo sentir um querer que me impulsione a escrever um texto, simplesmente porque ele me vem, sem esperar nada.
Posso também, querer escrever um texto para gerar polêmica ou tentar gerar controle sobre a opinião dos outros, esperando reconhecimento ou poder.
Embora em ambos os casos o objeto do querer seja o mesmo, a origem e finalidade dos dois é bem diferente.
Há casos em que sinto vontade de fazer algo, mas não desejo fazê-lo e vice-versa.

Estou achando muito legal essa diferenciação, pois me torno mais consciente de mim mesmo.

Não estou de forma alguma dizendo que o desejo deva ser anulado ou suprimido.
Nossos desejos, sentimentos e pensamentos são ferramentas que ganhamos de presente para poder viver nossas experências e aprendizados.
Acredito que devam ter seu espaço, desde que permaneçam em alinhamento com nosso Eu Superior e não exerçam domínio sobre nossas vidas.

O desejo de estar em uma praia e tomar um sorvete em um dia quente de verão, não é algo muito bom?!
É ótimo, mas ele não é imprescindível. Posso atender esse desejo, mas ele não domina minha vida.

A vontade de ir para algum lugar ou efetuar uma tarefa, pode vir de encontro a um desejo, mas também pode vir contra ele, porém quando defino algo como vontade, todas as minhas consciências devem se alinhar a ela.

Estou aprendendo a aplicar isso no meu dia a dia e me deu vontade de escrever sobre isso.

Mauro Losch

Blog Ponto de Luz

Blog Nave Mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário