quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ter razão


Querer ter sempre razão? Para que?

Acontece que, o que faz com que a pessoa ache que está sempre certa, que tem sempre razão, é a sua história de vida, sua educação, seu modo de pensar, seu modelo de mundo, seus pontos de vista, sua personalidade. Costuma agir da maneira que aprendeu!

O mais comum é que a pessoa considere que o seu jeito é o melhor, então, quer se impor aos outros, geralmente, com a melhor das intenções. Passa, então, a exigir de todos que pensem e ajam como ela, sem considerar que a outra pessoa também tem seu mundo particular, sua individualidade.

Por conta disso é que acontecem os conflitos, os desentendimentos, mágoas, ressentimentos, separações.

Precisamos, no entanto, levar em consideração a intenção de cada um quando quer defender seu ponto de vista. A intenção pode ser muito boa, como por exemplo, dar conselhos aos amigos, ou aos filhos. Se a pessoa ama alguém, é claro que quer vê-lo se dando bem na vida. Então, passa a “ensiná-lo”. Ou a criticar, ou cobrar atitudes e comportamentos, o que é muito desagradável! Para quem é criticado e cobrado, é claro!

O que fazer, então, para se viver em paz, junto às pessoas com as quais convivemos?

Por incrível que pareça, o melhor a fazer é deixar cada um “quebrar a cara” sozinho. É permitir que as pessoas façam aquilo que gostam, que elas também acham certo.

Sabemos que isso não é tão fácil assim, porém é a única maneira de se evitar conflitos, aborrecimentos e mal entendidos.

É abandonar de vez a necessidade de ter sempre razão, dando ao outro o direito de ter razão também. Do jeito dele. Que é o melhor dele.

É aceitar as pessoas, exatamente como são. E a si mesmo também.

Esse é um grande desafio!!!

Madalena Junqueira – PNL, Coaching e Hipnose - madalena@institutovialux.com.br

Do Blog do Instituto VIALUX

Blog Nave Mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário