segunda-feira, 21 de março de 2011

Quem acredita em teletransporte e sabre de luz?


Por Paula Rothman, de INFO Online - SÃO PAULO

Você acredita em teletransporte? E em sabres-de-luz?

Se para você essas duas tecnologias são pura ficção científica, então talvez os dados de uma pesquisa realizada na Inglaterra te deixem chocados.

Mais de 1/5 dos mais de três mil adultos ouvidos pela Cidade da Ciência de Birmingham disse acreditar que sabres-de-luz, as armas usadas pelos Jedis na saga Guerra nas Estrelas, são objetos reais.

Já 24% das pessoas afirmam que, hoje em dia, humanos já podem ser teletransportados.

Outros 30% dos britânicos crêem que viajar no tempo também seja possível nos dias de hoje, enquanto 50% dos adultos acham que já existem, em funcionamento, dispositivos capazes de apagar a memória.

Além disso, mais de 40% acredita que skates voadores existam. Surpreendentemente, 18% dos adultos disse que a gravidade é algo que se consegue ver.

A enquete realizada em comemoração pela Semana Nacional de Ciência e Engenharia, de 11 a 20 de Março, tinha como objetivo ver quão embaçada está a fronteira que separa ficção cientifica e realidade.

Para os pesquisadores, isso mostra que, embora haja um grande interesse das pessoas pela ciência, a maioria não sabe o que realmente existe ou o que é apenas fruto da imaginação de um roteirista criativo.

Por exemplo, 78% acreditam que capas da invisibilidade existem somente no mundo da ficção. Ainda assim, há diversos estudos que mostram que criar um dispositivo com este tipo de camuflagem invisível é sim possível. Alguns, inclusive, já foram criados.

Outro aspecto interessante da pesquisa foi revelar quais invenções as pessoas mais gostariam de criar. Entre os homens, as favoritas foram uma máquina do tempo (19%) e teletransporte (21%). Já as mulheres preferiam a cura universal de todas as doenças (26%).

Do Info - Ciência - Abril.com

Blog Nave Mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário