quinta-feira, 17 de março de 2011

Paisagens de outro mundo


Socotra: o lugar mais “alienígena” da Terra

Socotra pertence ao Yêmen e é uma ilha de um arquipélago de quatro ilhas que se separou do continente africano há cerca de seis ou sete milhões de anos.

Como Galápagos, essa ilha possui cerca de 700 espécies extremamente raras da fauna e flora, e cerca de um terço delas só existe nela.

Situada no Oceano Índico, a 250Km da Somália e a 340Km do Yêmen, Socotra possui um clima seco e quente. As plantas da ilha parecem ter sido preservadas por um tipo de isolamento geológico, pois algumas espécies chegam a ter 20 milhões de anos de idade (veja bem: a espécie, não a planta).


Apesar de ter cerca de 40 mil habitantes, o governo do Yêmen só pavimentou algumas ruas há cerca de dois anos, através de um acordo com a UNESCO.

Aqui o .Site da ilha (em russo).

Fonte: Si14


As incríveis árvores de Socotra

Socotra é um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas no Oceano Índico, em frente à costa do Chifre da África .

Parece ser um dos poucos paraísos na terra, onde ainda existe uma importante diversidade biológica com uma rica e diferente flora e fauna: 37% das 825 espécies de plantas de Socotra, 90% de seus répteis e 95% de seus caracóis, não existem em nenhuma outra parte do mundo, o que por si só é razão mais que suficiente para as ilhas serem consideradas patrimônio da humanidade pela Unesco .

Umas das plantas mais estranhas de Socotra é a Dracaena cinnabari, uma árvore de estranha aparência com formas de guarda-chuva. Sua seiva, de cor vermelha, era procurada na antiguidade para ser usada na medicina ou na tinturaria.



Neste vídeo você ouve a música típica do Yêmen com imagens da ilha:


Nenhum comentário:

Postar um comentário