terça-feira, 19 de julho de 2011

O Elenin é uma ameaça à Terra?

Ilustração artística do C/2010 X1 Elenin – Crédito: csinet homelinux.


Cometa que se aproxima da Terra provoca divergências na internet

Especulações rolam por todos os lados, mas haveria um fundamento?

Seria o dia 16 de outubro de 2011 a data fatídica do fim do mundo? Ou apenas outra oportunidade para apreciar um belo espetáculo no céu? Esta é a polêmica que está instalada na Internet. Especialistas, simpatizantes e curiosos da astronomia vêm dividindo opiniões sobre as conseqüências da chegada do cometa Elenin, que deve atingir sua aproximação máxima junto à Terra (chamada perigeu) daqui a três meses [Veja Saiba tudo sobre a aproximação do cometa Elenin].

Ainda que a expectativa seja de que sua órbita mantenha uma distância 90 vezes superior a da Lua, em blogs e sites há quem diga que os dados oficiais possam ser uma estratégia para maquiar a realidade e evitar pânico. Divergências de pontos de vista também já estão presentes em redes de relacionamento como Twitter e Facebook.

Na página hard MOB, por exemplo, se argumenta que o fato de a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) pouco falar no assunto indicaria que algo que possa “afetar todo o mundo e matar milhões de pessoas” esteja sendo escondido. A mesma fonte faz uma associação entre o início do nome do cometa com a sigla ELE [Extinction-Level Event], que significaria extinção em massa de espécies. “Pode ser que algo muito ruim venha acontecer logo, logo. Afinal, como podemos imaginar, um desastre desses, se fosse previsto, jamais seria relevado para o público, pois certamente haveria um caos no planeta inteiro”, diz o texto.

Outros blogs fazem referência a uma notícia publicada em maio pelo Portal Terra na Argentina [Veja Científicos chinos dicen que detrás de cometa viene un OVNI]. Na matéria, um estudioso de astronomia confirmaria (?) informações de cientistas chineses de que o Elenin seria seguido por uma desconhecida formação ‘estranha e obscura’, parecida com um objeto voador não identificado. “Atrás do cometa, os cientistas chineses asseguram que vem algo que eles chamam de ‘cluster’, que significa um cúmulo globular, ou talvez uma nave extraterrestre”, especulou.

Já o responsável pelo endereço Realidade Oculta teme que o cometa venha provocar fortes influências no campo magnético terrestre, o que, segundo ele, poderiam causar terremotos, tsunamis ou erupções vulcânicas. No mesmo endereço, é cogitada ainda a possibilidade de o Elenin alterar o campo gravitacional do Sol, tendo como conseqüência tempestades magnéticas solares que poderiam atingir a Terra.

Discernimento

Mas há quem tenha mais cautela ou tranquilidade para lidar com o assunto. No site Prova Final, um colaborador destacou que a órbita do cometa ainda pode sofrer mudanças de cálculos nas próximas semanas, mas diz acreditar na improbabilidade de colisão do corpo celestial com a Terra. “No site da NASA, é possível ver uma animação da trajetória do Elenin. Se houvesse algum tipo de colisão, não teriam colocado nada ali. Não é uma questão de confiar ou não no órgão oficial, mas de ler as entrelinhas”, argumentou.

De fato, os especialistas consultados pelo JC são unânimes. Não há motivo para pânico. O Elenin nem mesmo é um cometa de grandes proporções e deve passar a 34,9 milhões de km de distância da Terra. Para o físico Pedro D’Incao, toda a celeuma criada em torno dele é fruto de especulações sem fundamento, sempre presentes quando o assunto são fenômenos astrofísicos.

“O misticismo sobre o fim do mundo existe, principalmente em relação à astronomia, desde que o homem começou a observar a natureza. E, nesse mundo especulativo, cabe qualquer coisa”, ponderou ele, que afirma acreditar nas informações oficiais. “Não acredito que haja a conspiração que se imagina”, defendeu.

Assista abaixo a simulação de órbitas dos cometas Elenin, Honda e Levy.


Leonid Elenin

Batizado oficialmente de C/2010 X1, Elenin foi descoberto em 10 de dezembro de 2010 pelo astrônomo russo Leonid Elenin, através de um dos telescópios robóticos do International Scientific Optical Network (ISON), instalado no Novo México, Estados Unidos. Segundo a agência espacial da Rússia Roscosmos, o cometa foi o primeiro descoberto por um russo neste século.

Para fins de comparação, o Elenin é três vezes menor do que seu “irmão” mais famoso, o Halley, que criou um clima de pânico em escala global após notícias serem veiculadas acerca do ‘gás letal’ presente em sua cauda. O Halley passou, inofensivo, pela órbita da Terra e voltou em 1986, deixando, mais uma vez, apenas um belo espetáculo como registro.

“O Halley não provocou nenhum tipo de influência na Terra e com o Elenin será a mesma coisa. Não haverá nada de excepcional. Dependendo do quão distante ele estiver de nós, conseguiremos, no máximo, vê-lo através do telescópio”, adiantou o físico Jorge Honel, responsável pelo setor de astronomia do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos.

Terra não sofrerá conseqüências

Se os cálculos estiverem certos e o Elenin passar a 34,9 milhões de km de distância da Terra, nenhum efeito provocado por ele será sentido pelos humanos. É o que garantem experts consultados pelo JC.

Pesquisador do Departamento de Astrofísica do Observatório Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o astrofísico Carlos Henrique Veiga explica que são remotas as chances de o cometa provocar efeitos como tsunamis ou terremotos. Para tanto, teria que atingir a atmosfera terrestre, o que está longe de acontecer, segundo as projeções.

“Pelo tamanho que ele tem (cerca de 3,5 quilômetros de massa), precisaria passar pelo menos a um milhão de quilômetros de distância da atmosfera para provocar algum efeito de maré, mas ainda sem nenhum dano aos humanos. Seria parecido com as alterações provocadas pela Lua, que tem o mesmo diâmetro do Elenin, mas está a 484 mil quilômetros da Terra, embora se movimentando em menor velocidade”, esclareceu Veiga.

Já as chances de interferir no campo eletromagnético do Sol e provocar as chamadas manchas solares ou tempestades eletromagnéticas, segundo Veiga, o que ocorre é justamente o contrário: se passar muito próximo do astro-rei, o Elenin poderá ser atraído e se chocar contra ele, sem nenhum reflexo para a Terra. Corpos celestes já foram por diversas vezes “tragados” por nossa estrela [Veja Sonda registra momento em que cometa é 'engolido' pelo Sol].

“Os cometas não são nada perto do Sol. As tempestades magnéticas, manchas e os ventos solares são provocados por distúrbios ainda não muito bem entendidos pela física no campo eletromagnético do Sol. Algumas destas anomalias podem causar pane nos sistemas de telecomunicações da Terra, mas não são causadas por cometas, em absoluto”, alertou.

Jorge Honel também desconsidera a possibilidade de um UFO pegar carona na cauda do cometa. “Isso não tem nenhum fundamento. Essa é só a letra de um verso de música infantil”, ironizou, numa referência à música “Lindo Balão Azul”, do cantor Guilherme Arantes.

Nota da redação: No ano de 1997, a seita Haven’s Gate [Portal do Paraíso] levou 39 pessoas à morte num suicídio coletivo na Califórnia (EUA). Eles achavam que uma nave extraterrestre estaria estacionária atrás do cometa Hale-Bopp aguardando por seus “escolhidos” [Veja Portal leva ao paraíso ou ao inferno?].

Crédito: Revista UFO – pelo colaborador Paulo Poian

Link: http://www.ufo.com.br/noticias/cometa-que-se-aproxima-da-terra-provoca-divergencias-na-internet

Exopolitics Brazil - http://exopoliticabrasil.net/cometa-que-se-aproxima-da-terra-provoca-divergencias-na-internet/

http://navecomando.blogspot.com/


7 comentários:

  1. É lastimável que este blog tenha se tornado um espaço de vídeos de luzes no céu, sem conteúdo e o pouco exposto ainda tem uma visão de uma revista mercenária que trabalha a favor da ignorância.

    Que pena.

    Marcel

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcel!

    Você reclama dos posts de avistamentos ( “luzes no céu”) e acusa a Revista UFO de mercenária. Para ver se consigo me fazer entender, aqui vou eu, rumo a tarefa árdua de desconstruir expectativas frustradas.
    Dizer simplesmente: o blog é meu, posto o que achar que devo, e você tem a opção de seguir ou não, e se não gosta, tchau. Não, isso não faz meu tipo. Prefiro sentar e conversar.

    O blog não se tornou algo, o blog evoluiu para algo. Eu não estou dormindo e usando maquinalmente control c + control v. Estou postando consciente o que quero.

    O que imagino ser um blog? Um espaço virtual onde eu trago as coisas que gosto.
    Numa jornada dupla e cansativa, encaixei manter um blog como a terceira jornada. O Animas não toma tempo, é diversão. Como um diário que escrevo, como uma pasta onde arquivo o que vi e gostei num dia, isso é o Nave.
    E então publico num espaço como esse, para que QUEM GOSTE TAMBÉM, ASSIM COMO EU, veja.
    É como se lá da cozinha eu chamasse: gente, fiz um bolo de chocolate e um outro de coentro. Quem gosta de chocolate come, quem gosta de coentro come o outro. Não há OBRIGATORIEDADE nenhuma de comer um ou outro. Come quem quer.

    De forma similar, nem de se acessar um espaço como esse, se não agrada ao “paladar”. Tem blogs para todos os gostos. É só escolher.
    Gosta? Segue. Não gosta? Não segue.

    Gostar ou não de um blog é puramente questão de compatibilidade ou afinidade.
    É tão simples que eu poderia parar por aqui. Mas vamos lá.

    Eu não publico o que alguém gostaria, ou o que alguém imaginou para o blog. Não sigo um modelo, eu faço o que meu coração gosta. Alguém segue modelos para escrever seu diário? Portanto não cumpro expectativas de quem quer que seja. Aliás, amigo, criar expectativas gera isso mesmo, descontentamento.
    Soa invasivo ir ao espaço de outra pessoa e dizer: assim não gosto, assim não quero, não faça assim.

    É óbvio que alguém pode - eu amo dicas e elas me fazem crescer - me dizer: ei, SUGIRO que contenha determinado assunto, o que você acha?
    Mas despejar sua decepção porque não estou seguindo o que você planejou que eu seguisse? Mesma coisa se eu chegasse na sua casa e dissesse em tom autoritário: tire esse sofá daqui e leve pra lá. Não gosto assim onde está. Arranca essa cortina branca , e coloca essa xadrez com bolinhas e flores, que é bem mais colorida. Seria grosseiro e mal-educado da minha parte não é?

    “Vídeos de luzes no céu”, você diz. Essas luzes no céu são avistamentos, isso é assunto sério e representam o passo gigante da humanidade em admitir e quem sabe, interagir, num futuro não muito próximo, com outros mundos. Isso é o conteúdo que escolhi para esse blog, entre outros. Soa sem conteúdo para você que parece não gostar do assunto. Entra aí a questão afinidade.

    Esses avistamentos fazem parte do grande momento de aproximação e exposição das naves pelos céus do mundo todo. Calmamente, dia após dia, mostrando-se e diminuindo a distância entre nós e eles.
    Fico feliz a cada uma que vejo, posto contente. “Isso” é como o ar que respiro, desde sempre. “Isso” está no espaço que é como a minha casa, e portanto está onde deve estar.
    Não gosta? Frua então sua liberdade e escolha assistir o que gosta.

    Quanto a acusação à Revista UFO, amigo leitor, se tem queixas contra eles, reclame com eles. Eu não sou a UFO nem o Exopolitics, embora mantenha vínculo de amizade com o segundo e o defenderei sempre que for preciso. Publiquei algo que o site parceiro Exopolitics postou, e compartilhei com os amigos.
    Se não lhe serve, livre que é, não acolha, mas não me tolha o direito de expo-la, aí você me constrange.
    Esse post, essa opinião, essa origem, como é óbvio, não encerra nem resolve o assunto. É um aspecto, um olhar, uma opinião.

    ResponderExcluir
  3. No dia a dia leio coisas que não concordo, nem por isso me movo a chamar a atenção de quem escreveu porque expôs o que achou que devia. Simplesmente não acolho, e EMPREGO MEU TEMPO apreciando o que gosto.

    Você não convive comigo e não me conhece, não sei se leu um pouco do que já escrevi sobre mim e sobre o que me move, quero deixar claro que sou feliz fazendo o que faço, tanto aqui quanto no Animais de Gaia.

    Animais, natureza, gente, alegria, simplicidade criança, consciência e despertar, céu, realidades paralelas, outros mundos e outras raças. É disso que meus blogs são feitos.
    Muitos avistamentos estão acontecendo? Vi e quero mostrar? Vou mostrar.

    Aqui não há rigor, cara feia, dureza, regras chatas de pessoas chatas, muros, disputas, diferenças.
    Quero deixar claro que estou lhe respondendo de mãos dadas com você, mas não tenho tempo nem paciência para ficar teimando em espaços de comentários.

    As vezes alguém muito querido aqui em casa me vê no computador postando e postando e postando e repete a mesma pergunta: “Você ganha o que com isso? Larga isso, só dá dor de cabeça!”

    Nesses momentos, (raros, ainda bem), de ter que vir explicar ou tentar agradar insatisfeitos, confesso, é chato sim. Mas em todo o resto do tempo é bom, muito bom. E mesmo no momento chato dou um jeito de rir do rigor e do julgamento.

    É tudo muito maior do que sequer supomos , olhemos as coisas de uma perspectiva mais ampla, mais alegre e mais amena.

    Um abraço e obrigada por ter participado.

    ResponderExcluir
  4. Ana, o importante é SER, é existir! Continue assim, aquecendo nossos corações. Você já disse tudo ai em cima, mas vou repetir aqui: LÊ QUEM QUER, QUEM NÃO QUER, ENTROU NO BLOG PRA QUÊ ????
    Tenha certeza que os que gostam são muito mais do que os não gostam. Você como sempre foi muito educada. Eu não seria! Grande Beijo e LUZ e Flores em teus caminhos! MARCELO.

    ResponderExcluir
  5. Recebi esse comentário por MSN e a pedido,posto:

    "Please, não perca seu tempo se incomodando com cretinos, não se preocupe com quem vai ler o que imbecis escrevem. Quem sabe das coisas não se guia por opiniões alheias.
    Eu, já faz muito tempo , desisti de querer ser politicamente correto e querer agradar a todos.
    Opiniões idiotas eu passo a borracha sem perder meu tempo em defesas.
    Quem perde seu tempo lendo artigos que, sabidamente, não aprecia, somente para criticar e julgar, ainda está totalmente perdido em seu caminho de vida"

    Erk An Ra

    ResponderExcluir
  6. querido se voce nao gosta nao olhe e simples espero que no dia que voce tiver um contato ou algo assim alguem acredite em voce e nao pence que sao so luzes ...na verdade procure ler o que te faz bem em vez de agredir os outros isso vai acabar frustando voce ... procure no seu coraçao as respostas pra tudo isso na verdade pessoas como voce vao entrar em panico quando ver algo que concidere concreto nao perca tempo desmentindo as pessoas é feio e falta de respeito por favor va ler algo que voce entenda ou goste na verdade se agente se preocupace com a sua opiniao teria pedido ela ...

    ResponderExcluir
  7. Por algum motivo alguns comentários não estão podendo ser feitos. Recebo por email ou MSN, mas por aqui não entram.

    Comentário de Luna:

    Saudações queridos irmãos estelares!!! Ou os não estelares que perdem tempo tentando fazer mal uso de uma ferramenta tão interessante quanto esse blog!!!

    Venho aqui por meio desta dizer que, a internet hoje é o meio de comunicação mais completo que temos em mãos, ainda é uma pequena porcentagem da população que a tem, porem... Em pouco tempo não existira um cidadão que não tera acesso a internet.

    O que eu quero dizer com isso é que... Se a internet é um meio de comunicação tão forte e abrangente sou totalmente a favor que seja utilizado!

    Mentiras... É algo subjetivo. Material de informações mercenário??? Também é algo subjetivo, isso vai do ponto de vista de quem os vê, nem sempre você sair dizendo o que quer pode ser interessante uma hora vai ler/ouvir o que não quer, talves pessoas que pensam assim estejam tentando viver algo que não sejam, ai acabam por achar que tudo é mentira e que quem passa a informação é um mercenário...

    Na vida estamos de passagem... Então o que você ver, ler e ouvir deve passar pela sua mente como um filtro... Se te foi proveitoso, ótimo guarde para você e repasse para os demais senão foi... Não necessáriamente é sua "obrigação" sair criticando...

    Críticas são feitas na maioria dos casos por pessoas que não tem a mesma coragem e/ou capacidade de fazer o que esta criticando... Portanto querido amigo que faz as criticas... Pense sobre isso! Você critica algo que não faz... Sera que faria tão bem ou melhor quanto o que esta criticando???

    Faço minhas as palavras do Marcelo... Eu tambem não seria assim...

    Alias Ana, você foi uma lady!

    Utilizou as palavras de modo que quem as lê-se entendesse e ainda conseguiu falar com sutileza sem deixar rastros de sentimentos ocultos e negros...

    Ótimo dia para todos! Vamos viver na paz e na LUZ!

    Ana, parabéns pelo maravilhoso blog!

    ResponderExcluir