domingo, 4 de dezembro de 2011

Rótulos? Não, obrigado.

Por Fernando Martins

Saudações,

Na bela canção "Tendo a Lua", Herbert Viana diz que "o céu de Ícaro tem mais poesia do que o de Galileu".

De certo, à primeira vista, levando em consideração ser a poesia algo da ordem do lírico, temos que a tentativa de Ícaro, no mito grego, foi recheada de lirismo, um sonho de alcançar o sol e que culminou com sua morte.

No entanto, Galileu, o matemático do século XVI, também era um sonhador e buscava algo da ordem do lírico: conhecer de perto as estrelas. Daí que criou a primeira luneta astronômica para desenvolver sua teoria heliocêntrica, posteriormente condenada pela igreja católica.

Ou seja, por vezes estereotipamos determinadas coisas, colocando rótulos e com isto, engessando as possibilidades de olhares amplos para elas.

Se não, vejamos quantas vezes você diz para você mesmo: eu não nasci para isto ou, quem me dera poder fazer determinada coisa. Pois é: você se rotula, minimiza as possibilidades e isto demonstra a descrença em você mesmo, beirando por vezes a baixo auto-estima.

Todos nós somos sim iguais perante Deus e perante às leis e, principalmente, perante nós mesmos a partir do momento em que acreditamos em nós. Algum cético irá dizer: que bobagem, claro que os ricos... os belos... os brancos... enfim... E eu direi, claro que não, pois se assim o é, é porque você acredita nisto e corrobora com esta situação.

Então, deixemos de rotular as coisas bem como rotular a nós mesmos. Heidegger já dizia: somos possibilidades, logo, não temos rótulos.

Além do que, poesia por poesia, Galileu também fazia as suas... ou não é poética a sua famosa frase: a matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o universo.

Só para registro e reflexão.

Fecha o pano.

Paz e Luz.

http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=28756

Nave Mãe - http://navecomando.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário